quinta-feira, 2 de agosto de 2012

No minimo 2 coisas que atrasaram os planos de Deus para Israel



E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
2 Crônicas 7:1
Após Deus livrar e chamar Moises, ele agora começa a falar com Moises para que livrasse o povo de Israel das mãos de Farao, Moises então começa agora entrar em luta com sigo mesmo pelo fato de ele não se achar supostamente capaz a realizar a obra na qual Deus estava comissionando ele naquele momento.
Sua missão era importante e difícil, livrar, tirar, fazer Israel entrar na cidade onde Deus havia prometido, agora então no capitulo 3 de Exodo Deus fala com Moises dizendo: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ( Êxodo 3:7-8 ).
No capitulo 5 entao Moises e Arão procuram conversar com Faraó tentando solicitar que Faraó libere o povo, porem, ele endurece o coração, indaga perguntado quem seria esse Deus para que tivesse que abrir Mao de Israel, porem após isso afim de que ele intendesse Deus começa a mandar pragas ao povo Egipicio, por ultimo ferindo com morte os primogênitos. Fazendo então que Faraó libertasse o povo.

Começando a jornada após 430 anos de servidão para a cidade que Deus havia preparado, o povo já sai cometendo erros e coisas que acabaram atrasando a chegada na cidade, no mínimo 2 coisas quero citar.
1º A murmuração:
E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor
1 Coríntios 10:10

E disseram a Moisés: Não havia sepulcros no Egito, para nos tirar de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, fazendo-nos sair do Egito?
Êxodo 14:11

E toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão no deserto.
E os filhos de Israel disseram-lhes: Quem dera tivéssemos morrido por mão do SENHOR na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! Porque nos tendes trazido a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão
Êxodo 16:2-3

2º Esquecimento:
Nossos pais não entenderam as tuas maravilhas no Egito; não se lembraram da multidão das tuas misericórdias; antes o provocaram no mar, sim no Mar Vermelho.
Não obstante, ele os salvou por amor do seu nome, para fazer conhecido o seu poder.
Repreendeu, também, o Mar Vermelho, e este se secou, e os fez caminhar pelos abismos como pelo deserto.
E os livrou da mão daquele que os odiava, e os remiu da mão do inimigo.
E as águas cobriram os seus adversários; nem um só deles ficou.
Então creram nas suas palavras, e cantaram os seus louvores.
Porém cedo se esqueceram das suas obras; não esperaram o seu conselho.
Salmos 106:7-13

Mas uma coisa fez com que todos os erros de Israel fossem esquecidos:
O ARREPENDIMENTO:

Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.
Isaías 1:16-17

Nenhum comentário:

Postar um comentário